A natureza de Lumiar encanta todos os viajantes: a vegetação, o som das águas que estão por toda parte, os pássaros. Há quem se pergunte sobre o porquê desse encantamento e encontre explicação no efeito meio mágico das muitas águas limpas e transparentes que se mostram em diversos locais da região. Há, porém, outro motivo para se conhecer a localidade, suas peculiaridades culturais. O turista que chega em um sábado e vai embora no dia seguinte, normalmente, não tem tempo de tomar conhecimento da originalidade do modo de viver das pessoas da terra, com seus costumes e lendas muito próprios.
O quinto distrito de Nova Friburgo tem hoje uma das maiores atividades turísticas da cidade. A canção “Lumiar”, composta por Beto Guedes em 1978, ajudou o distrito, que era completamente isolado, a se integrar ao restante do município e chamou atenção dos visitantes para seus atrativos. Segundo moradores e conhecedores da história de Lumiar, o sucesso da música produziu muitas mudanças na vida da comunidade, com um aumento significativo no número de turistas e a consequente melhoria na infraestrutura e nos serviços do local.
Tanto tempo depois do lançamento da música, Lumiar é um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo. Atividades relacionadas ao meio ambiente como banhos de cachoeira, caminhadas e esportes radicais são os principais atrativos para os turistas. A Pedra Riscada e as famosas festas da região também levam visitantes ao distrito.